
Ao longo deste semestre, na disciplina de dinâmica de grupo, foi me possível refletir sobre as minhas capacidades individuais, e percebi que em alguns aspetos tenho muito a melhorar.
Como tal foi nos proposto realizarmos um plano de desenvolvimento de competências, e na minha opinião foi me muito útil, na medida em que tive consciência das áreas em que tenho mais dificuldades, e com a execução das estratégias definidas fui capaz de melhorar algumas vertentes.
As capacidades que achei que deveria desenvolver foram síntese, comunicação oral, planeamento e gestão de tempo. Na Síntese analisei um artigo publicado no Diário de Noticias sobre o vinho Moscatel a ser servido a sobremesa, realizei uma síntese do artigo que li apenas com as partes principais do artigo, também foi fetita uma breve síntese sobre o que é o plano de marketing, visto que tive esta disciplina este semestre. Parecem coisas simples, mas sem este plano, nunca me iria por a prova nesta área, e fiquei a perceber a utilidade que esta competência tem, tanto na vida académica como profissional.
Quanto à capacidade de Planeamento, o que me propus fazer no início de Novembro e Janeiro, foi um plano calendarizado que contém todas as tarefas académicas. Foi a primeira vez que fiz uma coisa deste género, e penso que vou continuar, pois fiquei a perceber a enorme utilidade que tem, dado que da para gerir muito melhor o nosso tempo, sem nunca ser surpreendido com alguma data de entrega de trabalho ou mesmo frequência, como já me tinha acontecido.
Na competência de Comunicação Oral, o que decidi fazer para melhorar, foi ver /fazer apresentações e ler livros relacionados com Marketing, pois só assim podemos melhorar as nossas capacidades e enriquecer o nosso vocabulário. Em relação as apresentações, já as venho a fazer a algum tempo, mas nada se compara com as da faculdade, pois agora tenho muito mais e também são mais importantes, visto que preparam-nos para a vida profissional e não podemos fraquejar.
A outra capacidade que me propus melhorar foi a de Gestão de Tempo, e o plano que tinha delineado era a elaboração de um calendário com as minhas tarefas diárias. Por coincidência uma das atividades propostas pela professora foi a elaboração de o nosso horário real, e de seguida o ideal, o que já me ajudou a refletir sobre esta vertente, e cheguei a conclusão que “desperdiço” algum tempo por dia com coisas supérfluas como a internet, e depois tenho escassez de tempo para o que realmente necessito.