Para desenvolver esta competência, irei analisar um artigo publicado no Diário de Noticias, intitulado de “Ainda virá a moda de se pedir um moscatel a sobremesa” e realizei uma síntese dos principais pontos que fazem referencia ao artigo, também como tive que estudar a estrutura de um plano de Marketing para a cadeira, visto que tive frequência e a realização de um para a empresa Caves Central da bairrada, fiz uma síntese breve da utilidade do plano de Marketing para a empresa. Parecem coisas simples, mas sem este plano, nunca me iria por a prova nesta área, e fiquei a perceber a utilidade que esta competência tem, tanto na vida académica como profissional.
Objetivos S.M.A.R.T
S (especifico) – realizar mais sínteses até ao final do semestre, para melhorar esta capacidade.
M (mensurável) – ler artigos, livros e jornais e sintetizar as partes mais importantes.
A (acionável) - tenho a noção que consigo alcançar este objetivo.
R (realistas) - tenho todas as condições para realizar este objetivo.
T (temporal) – cumprir esta competência até ao 31 de Janeiro de 2011.
O que é o plano de Marketing?
O Plano de Marketing é o documento que resume o planeamento de marketing. O plano de marketing é a fotografia do planeamento de marketing, o retrato do raciocínio que ocorre na mente do planeador ou da equipa de planeamento. Essa fotografia comunica a toda empresa o conjunto de ideias que afloram e que foram consideradas e analisadas por quem preparou o planeamento de marketing.
Em síntese, o plano de marketing serve para estimular e favorecer todos na empresa a remarem na mesma direcção, de modo que o barco vá para frente na velocidade adequada.
Síntese do artigoMoscatel de Setúbal
• Longo caminho a percorrer para levar até as mesas portuguesas;
• Muitos portugueses desconhecem o vinho;
• “Sai” mais na zona da Grande Lisboa;
• Ganha prémios internacionais;
• Exportam 10% da produção;
• Principais clientes são os nórdicos, norte – americanos e brasileiros;
Promover o vinho junto dos portugueses:
• Estudo com os chefes de cozinha para procurar sobremesas em que o moscatel assente como uma luva;
• Comunicar o produto junto dos restaurantes;
• Bebidas espirituosas em queda, abre as portas a entrada do moscatel;
• Nesta época do ano, comer castanhas assadas, acompanhadas com um moscatel;
• Um produto que tem uma boa imagem e qualidade;
https://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=2113336&especial=Made%20in%20Portugal%20-%20M%EAs%20da%20Alimenta%E7%E3o%20e%20Bebidas&seccao=ECONOMIA
Conclusão:
Depois de realizar esta competência, vejo que não é fácil sintetizar, um texto, artigo, pois quando há muita informação torna – se um bocado difícil de exprimir ao máximo a informação importante que contem. Apercebo – me de ter esta capacidade, pois quando leio algum texto, é com o objectivo de retirar a informação mais importante, ou seja, sintetizar as partes mais importantes para transformar em conhecimento.
Penso que consegui atingir o objectivo proposto, apesar de ter consciência que o que fiz por si só não é suficiente para haver uma melhoria significativa desta competência. Para isso, sei que tenho que continuar com esta estratégia de ler artigos e textos para continuar a melhorar.