Atividades desenvolvidas durante o Semestre

 

    Durante o semestre realizamos várias atividades praticas, que na minha opinião é a melhor forma de aprender mos algo sobre desenvolvimento de competências. Para além das atividades realizadas, foram também abordados temos bastante interessantes, como o desenvolvimento e dinamização de trabalho em equipa, comunicação, conflito, liderança e gestão de tempo.


    De todas as atividades práticas realço duas, que foram as atividades durante o semestre, com a discussão de temas que a professora propôs para realizarmos em aula, como por exemplo, a “escolha de um apartamento”, “o abrigo subterrâneo”, “papeis que cada um desempenha no grupo” e a “escolha de um candidato para um lugar de secretariado numa PME” , pois serviu para debatermos em grupo e em aula e vermos as diferentes perspetivas de cada um e a segunda, foi o seminário com especialistas de desenvolvimento e motivação pessoal e o caso Udini com o Miguel Gonçalves que foi interessantíssimo, visto ser uma pessoa genuinamente motivadora e empreendedora.


    Durante o semestre, com as atividades propostas em aula, foram bastantes produtivas e interessantes pois deu para criarmos relações entres os grupos, ver as perspetivas de cada um do temas realizados sempre com o intuito de aprender algo mais com os temas.


    O seminário foi particularmente interessante, primeiro porque o orador era uma pessoa que comunicava muito bem, e nem dei conta de o tempo passar, e também, como é óbvio o assunto que se tratava despertou a minha curiosidade e foi importante para o meu plano de desenvolvimento de competências.


   

    Realizamos também atividades tais como a de preencher um quadro conforme imagens dadas e dizer “Como eu me vejo na maioria das vezes”, “Como eu gostava de ser”, “Como eu não gostaria nunca que me vissem” e depois os nossos colegas de turma respondia à alínea “Como os outros me vêm”.


    Este tipo de atividade é sempre positivo porque dá para refletirmos de como achamos que somos e gostávamos de ser, e ter uma ideia do que os outros acham que somos. O resultado desta atividade foi o seguinte: Como eu me vejo na maioria das vezes. – Bem da vida e Feliz; Como eu gostava de ser – Estudioso; Como os outros me vêm – Divertido, Simpático, Sorridente, Tímido; Como eu não gostaria nunca que me vissem – Irritado e Falso e é uma actividade muito positiva, pois cria boas relaçoes com os colegas e todos se divertem.


    O quadro que preenchi sobre o meu estilo de comunicar foi também interessante, visto que deu para tirar ilações da minha forma de comunicar, que no meu caso deu o resultado que esperava, Assertivo. A atividade consistiu em responder a umas questões (verdadeiro e falso), e de seguida analisar o resultado, preenchendo uma grelha de análise, para aferir o resultado e respetivo estilo de comunicar.


    O preenchimento do meu horário real, e de seguida o meu horário ideal, serviu para ter uma maior noção dos momentos de cada dia que posso aproveitar melhor o meu tempo, tive uma perceção da forma como talvez esteja a desperdiçar horas durante o meu dia.


    Uma das atividades mais engraçadas, foi sem dúvida uma que testava a comunicação, em que estávamos de costas voltadas para o colega, e no meu caso o João descrevia o que via no papel, e eu sem ver tinha que desenhar. Foi curioso o resultado final, que pouco tinha a ver com o original e deu para perceber melhor o tema das barreiras à comunicação, em que por vezes é difícil explicar algo exatamente como é a outra pessoa.


    A atividade Outdoor, foi bastante interessante, serviu para unir os grupos e criar boas relações não só com o nosso grupo, mas com todos os grupos que participavam.  Ficamos a perceber a importância para o treino e trabalho em equipa, visto que as pessoas estando descontextualizadas do seu ambiente de trabalho, e estando em contacto com a natureza, conseguem aprender e treinar a forma de trabalho de equipa de uma maneira descontraída e divertida, libertando-se do peso do seu local de trabalho ou de uma sala de formações.


    Foi interessante para mim realizar este trabalho pois desconhecia completamente este método de formação, e quando tinha conhecimento de atividades outdoors com equipas de trabalho associava sempre a coisas estritamente lúdicas, nunca pensei que o seu maior propósito fosse a formação, aprendizagem, a boa relação o espírito de equipa e agora percebo que faz todo o sentido.


    Outro especto que realço tem a ver com a vertente grupal, mais propriamente com o meu grupo de trabalho, em que com as atividades e conteúdos leccionados na cadeira, melhoramos no aspeto de trabalho de equipa.

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode